top of page

Contratar um arquiteto? Por quê?



E então chegou o grande momento em que você decidiu colocar seus planos em prática e finalmente construir ou reformar o seu imóvel. Surgem várias dúvidas e expectativas nesse momento e então você se pergunta por onde começar, e claro, nós dizemos: contratando um arquiteto! Mas, por quê?


O arquiteto e urbanista é o profissional que transformará suas necessidades e desejos em planos práticos. Sua formação única habilita unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética em um único pacote, deixando seu imóvel adequado às suas necessidades e ao seu orçamento, sem abrir mão da qualidade dos ambientes, sendo sala, cozinha ou quartos ou mesmo áreas do seu comércio ou escritório e da beleza deles. Por exemplo, todos nos sabemos ao menos de forma básica o processo de fabricação de pães, correto? Sabemos quais ingredientes utilizar, seu modo de preparo e tempo de forno, e ainda assim, se não o soubermos, alguém sempre saberá palpitar e nos ajudar nessa fabricação. Porém, quais as garantias teremos de que nosso pão sairá tão bom quanto ao da padaria?


Ao contratar um arquiteto, o investimento tem retorno imediato e também recompensas em longo prazo. Você garante a segurança da construção e evita diversos desgastes que um processo sem planejamento e supervisão pode trazer. Esta supervisão também evita que você gaste dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que você pensava. É ele também que vai calcular a quantia necessária de material e elaborar um orçamento para facilitar sua programação financeira, evitando desperdícios ou surpresas desagradáveis para você. Quer ver? Voltemos a nos arriscar na cozinha, você comprou os ingredientes, pesquisou alguns livros e a internet em busca de receitas, gastou tempo e dinheiro, mas seus pães acabaram não ficando como o esperado, alguns queimaram, outros apenas não deram certo. O que fazer então com todo o investimento para a realização dessa receita? O mesmo acontece quando falamos de projeto de arquitetura e gerenciamento de obras, o que fazer quando nos arriscamos a reformar ou construir sem o auxílio de um profissional habilitado para a função e nossos pães queimam? Assim como o Manoel, aquele da padaria, projetar espaços ou dar forma a eles demanda experiência e muito empenho por parte do profissional, você sabia que um arquiteto entre outras coisas estuda de matemática a história, de jardinagem a estrutura? Assim como o Manoel, nosso padeiro fictício, que dedicou vários anos da sua vida testando receitas, buscando novas técnicas na cozinha e treinando seus funcionários para que você possa buscar pães quentinhos e saborosos todos os dias as 6 da manhã.


Também nas questões burocráticas, que acredite, são muitas, o arquiteto está legalmente habilitado a cumprir as exigências para que sua casa ou estabelecimento seja construído, podendo também, além de conceber o projeto arquitetônico, gerenciar e até realizar os projetos complementares, como o projeto elétrico, hidráulico e de estrutura, ou mesmo outros que são específicos ao seu projeto, tornando esse acompanhamento único para cada caso. Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto também pode ser responsável pela execução da obra, seja ela uma nova construção ou uma reforma, tomar as providencias legais relacionadas à contratação de operários e atender os processos legais nos órgãos municipais ou estaduais competentes.


Além de todas essas vantagens, o arquiteto, devido sua formação técnico-artística, está preparado para gerenciar os diversos fornecedores da obra, desde o fabricante dos metais sanitários, até a loja de papel de parede, e prestar a você uma consultoria técnica e estética na compra dos materiais. Você já pensou em quantos novos materiais existem por aí e você ainda não conhece? O arquiteto está sempre por dentro das novidades e vai te ajudar a escolher o melhor para sua casa e seu bolso.


Viu só? Essas são apenas algumas das vantagens de se contratar um profissional especializado para uma decisão tão importante quanto a sua, de iniciar um grande projeto. E aqui fica a nossa dica: Se arrisque na cozinha! Teste novas receitas e combinações, usamos nosso querido Manoel para exemplificar as desvantagens de um investimento sem a ajuda de um profissional, por isso, toda vez que quiser um sonho bem feito, daqueles que enchem os olhos, seja a reforma da sua casa, seja aquele recheado que o Manoel produz, não se arrisque!


Ainda tem dúvidas? Ficaremos felizes em ajudar vocês em suas questões! Entre em contato com a gente pelos comentários ou e-mail e fiquem preparados que nas próximas semanas vamos falar mais sobre as diversas etapas desse processo, não deixe de conferir!

Quem escreve

Quer saber mais sobre o autor desta publicação? Encontre nos perfis no link abaixo e entre em contato conosco para conversarmos mais!

Other Posts
Visite a EXE.arq
Redes Sociais
  • Facebook Basic Black
  • Instagram - Black Circle
Navegue pelas #tags
No tags yet.
bottom of page